Sendo reconhecida a interação micorrízica no desenvolvimento da maioria das plantas vasculares e tambem pela crescente valorização económica e gastronómica dos cogumelos silvestres que se encontram em muitos dos soutos em Portugal, resolvi fazer uma referência aos cogumelos neste site. No entanto, tenha sempre em atenção a perigosidade e até o risco de morte associados a determinadas espécies. Não se esqueça que não existem regras para saber se uma espécie é tóxica ou comestível. Nunca colha cogumelos para consumo sem a certeza absoluta da correcta identificação das suas características morfológicas e organolépticas.
Embora filipe.com não tenha como objetivo aprofundar o tema dos cogumelos, sabemos que este suscita cada vez mais interesse junto dos produtores de castanhas. Algumas das páginas mencionadas de seguida têm como finalidade chamar a atenção para a possibilidade de produção simultânea de cogumelos nos soutos, o que permite uma fonte de rendimento extra, ao mesmo tempo que aumenta a resistência dos castanheiros a doenças como a tinta e o cancro.
Manual para la gestión del recurso micológico florestal en Castilla y León
Martínez-Peña, Fernando; Oria de Rueda, Juan Andrés; Ágreda, Teresa; Somacyl – Junta de Castilla y León, Mayo 2011
Las Setas de los Castaños
Sánchez Rodríguez, Juan Antonio; Serrano, Javier Flórez; Fernández, P. Julio Santín; González Castellanos, José Luis; Arias Díez, Luis; Instituto de Restauración y Medio Ambiente, I.R.M.A., S.L. – Centro de Iniciativas Turísticas, 1998